Na noite de quinta, 26/02, a atenção dos posts e comentários nas redes sociais tinham só um assunto: a cor do tal vestido.
A partir de um post no Tumblr, uma mulher perguntava aos seguidores qual era a cor do vestido que havia usado em um casamento. A foto tornou-se viral e foi parar no BuzzFeed e comentada por celebridades, como a cantora Taylor Swift, e marcas como Amazon, Sony, Microsoft e Victoria’s Secret.
A razão da comoção era de que ninguém consegue concordar com a cor do vestido.
Enquanto algumas pessoas enxergam uma peça branca com rendas douradas, outras pessoas dizem que ele é azul com detalhes pretos.
Qual delas você vê?
Com mais de 1,5 milhão de participantes, uma pesquisa do BuzzFeed aponta que 72% dos internautas enxergam branco e dourado, enquanto 28% dizem que o vestido é azul e preto.

A revista Wired conversou com especialistas para tentar explicar o que acontece exatamente nesse caso e chegou à conclusão que tudo não passa de biologia básica e a forma como o olho humano evoluiu para conseguir enxergar o mundo iluminado pelo sol.
Os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, mas a luz do dia muda de cor ao longo das horas. Para equilibrar as mudanças de luminosidade, nossos olhos tentam compensar as cores para evitar distorções de imagens. Neste caso, "as pessoas podem descontar o lado azul, que neste caso faz com que elas vejam branco e dourado, ou descontar o lado dourado, o que faz com que elas vejam azul e preto", explicou o neurocientista Bevil Conway, que estuda a visão.
O pesquisador da relação entre as cores e a visão, Jay Neitz, diz ainda que quanto mais velhos ficamos, mais sensíveis à luz azul nossos olhos se tornam. Segundo ele, por isso é comum encontrar internautas mais velhos enxergando branco e dourado. Mas a Time destaca que essa teoria ainda não pode ser comprovada, afinal não foram divulgadas pesquisas com dados relativos à idade e a percepção da cor do vestido.
Para quem estava na dúvida, aí vai outra foto:
Adaptado de: http://canaltech.com.br/noticia/virais/Branco-ou-azul-Entenda-o-caso-do-vestido-que-esta-dividindo-a-internet/#ixzz3TMjLyCxP
Nenhum comentário:
Postar um comentário